Seminário Transformare Piracicaba/São Paulo – Brasil
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA O SEMINÁRIO TRANSFORMARE
CENTRO FRANCO BRASILEIRO DE PESQUISAS AVANÇADAS EM INOVAÇÃO, ORGANIZAÇÕES E SUSTENTABILIDADE
Realização: Programa de Pós Graduação em Administração da UNIMEP através do Grupo de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas – GEOGEP
Coordenação: Dalila Alves Corrêa – PPGA-UNIMEP
Isabella Freitas Gouveia de G Vasconcelos – PPGA – FEI
Local: Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Campus Taquaral Piracicaba/SP
Data: 18 e 19 de junho de 2012
Envio de Trabalhos: até o dia 15 de maio de 2012
Retorno aos autores sobre artigos aprovados: até 22 de maio de 2012
1 – MODALIDADES E FORMATO DOS TRABALHOS
Os trabalhos submetidos ao III Seminário TRANSFORMARE, na forma de artigo científico, podem ser das seguintes modalidades:
– Trabalho completo
– Trabalho em andamento
– Relatos de Práticas
A seguir comenta-se sobre as características distintivas de cada modalidade.
> Trabalho completo: refere-se ao artigo científico completo que apresenta discussões, resultados e conclusão final.
Objetivo: nesta modalidade o enfoque é o compartilhamento do conhecimento sistematizado que possibilita aprendizado decorrente de elaborações científicas que já passaram por processos de avaliação e que se encontram em status de compartilhamento e socialização.
Formatação: mínimo de 8 (oito) e máximo de 17(dezessete) páginas, incluindo todos os elementos pré e pós textuais. Formato A4, margens superior e esquerda: 3; inferior e direita: 2. Fonte Times New Roman; corpo 12pt, espaçamento simples entre linhas, palavras e caracteres.
Título: Uso de letra maiúscula apenas para a letra inicial, em negrito, corpo 12pt, Times New Roman, espaçamento simples entre linhas.
Resumo: iniciado após o título do trabalho, máximo 10 linhas ou 250 palavras em fonte Times New Roman, 12pt com espaçamento simples. Palavras-chaves: até 3 (três) sendo uma delas o título do track em que o trabalho foi submetido(vide item 2 – Track para submissão dos trabalhos).
Identificação do track – após o resumo deve apontar o título do track em que o trabalho foi submetido (vide item 2 – Track para submissão dos trabalhos)
Corpo do trabalho: inclui as seções: introdução (contextualização, problema de pesquisa, objetivos, contribuições pretendidas); revisão bibliográfica, metodologia, apresentação e discussão de dados e conclusão. As notas devem ser incluídas como Notas de Final de Texto, na mesma formatação de letra e espaçamento. Não serão aceitas Notas de Rodapé.
Referências: Norma ABNT
Edição do texto: em Word com extensão de arquivo (tipo .doc; .docx). Não serão aceitos textos em pdf, rtf ou outra extensão. Tamanho do arquivo até 1.0 Mb ou 1000Kb.
Autoria: não deve ser identificada no corpo do trabalho. A identificação deverá ser feita de acordo com o formulário abaixo. Este deverá ser preenchido, salvo em edição Word , em arquivo separado do artigo e ambos os arquivos deverão ser remetidos em único envio para o e-mail do track no qual foi subscrito (vide item 2 – Track para submissão dos trabalhos). O arquivo do artigo deverá ser salvo como ARTIGO COMPLETO e o arquivo da autoria como AUTORIA.
Nota: Cada autor poderá inscrever até 2 trabalhos nesta modalidade, seja na condição de autoria individual e/ou em parceira.
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA MODALIDADE: Artigo Completo Título do artigo: Autoria: ( sobrenomes e nomes) Instituição de procedência do(s) autor(es): E-mail: Telefones de contatos do(s) autor(es): Track do artigo: |
Trabalho em andamento: refere-se ao artigo científico que se encontra em desenvolvimento, com ou sem a apresentação de resultados parciais.
Objetivo: suscitar debates que possibilitam ao(s) autor(es) ampliar suas visões sobre o problema de pesquisa, bem como a troca de experiência e o aprendizado compartilhado.
Formatação: mínimo de 4 (quatro) e máximo de 7(sete) páginas. Formato A4, margens superior e esquerda: 3; inferior e direita: 2. Fonte Times New Roman; corpo 12pt, espaçamento simples entre linhas, palavras e caracteres.
Título: Uso de letra maiúscula apenas para a letra inicial, em negrito, corpo 12pt, times new Roman, espaçamento simples entre linhas.
Resumo: iniciado após o título do trabalho. De no máximo 05 linhas ou 100 palavras em fonte Times New Roman, 12pt com espaçamento simples. Palavras-chaves: até 3 (três) sendo uma delas o título do track onde o trabalho foi submetido. (vide item 2 – Track para submissão dos trabalhos).
Identificação do track – após o resumo deve apontar o track em que o trabalho foi submetido (vide item 2 – Track para submissão dos trabalhos).
Corpo do trabalho: inclui as seções: Introdução (contextualização, problema de pesquisa, objetivos); Contribuições pretendidas, Proposta metodológica e Resultados preliminares (se tiver). As notas devem ser incluídas como Notas de Final de Texto, na mesma formatação de letra e espaçamento. Não serão aceitas Notas de Rodapé.
Referências: Norma ABNT
Edição do texto: em Word com extensão de arquivo (tipo .doc; .docx). Não serão aceitos textos em pdf, rtf ou outra extensão..
Autoria: a autoria não deve ser identificada no corpo do trabalho. A identificação deverá ser feita de acordo com o formulário abaixo. Este deverá ser preenchido, salvo em edição Word , em arquivo separado do artigo e ambos os arquivos deverão ser remetidos em único envio para o e-mail do track (vide item 2 – Track para submissão dos trabalhos). O arquivo do artigo deverá ser salvo como ARTIGO EM ANDAMENTO e o arquivo da autoria como AUTORIA.
Nota: Cada autor poderá inscrever até 2 trabalhos nesta modalidade, seja na condição de autoria individual e/ou em parceira.
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA MODALIDADE: Artigo em Andamento Título do artigo: Autoria: ( sobrenomes e nomes) Instituição de procedência do(s) autor(es): E-mail: Telefones de contatos do(s) autor(es): Track do artigo: |
Relatos de Prática: inclui a apresentação de projetos, programas e/ou ações de implantações, mudanças e melhorias de natureza prática desenvolvidos em contextos reais de trabalho. O foco é o compartilhamento do aprendizado vivencial decorrente de experiências profissionais advindas do exercício profissional e que possam propiciar generalizações. Tais experiências devem estabelecer vínculos com os temas de um dos track do evento (vide item 2 – Track para submissão dos trabalhos) .
Podem se inscritos nesta modalidade trabalhos realizados por profissionais de diferentes áreas, organizações, empresas, governo, universidades, movimentos sociais e ainda, por parte de trabalhadores e cidadãos em geral.
Formatação: mínimo de 3 (três) e máximo de 7(sete) de páginas. Formato A4, margens superior e esquerda: 3; inferior e direita: 2. Fonte Times New Roman; corpo 12pt, espaçamento simples entre linhas, palavras e caracteres.
Título: Uso de letra maiúscula apenas para a letra inicial, em negrito, corpo 12pt, times new Roman, espaçamento simples entre linhas.
Identificação do track – apontar o track em que o trabalho foi submetido (vide item 2 – Track para submissão dos trabalhos).
Descrição da pratica – inclui informações do tipo:
– Natureza da prática: Descrição sobre o que se trata: de um projeto, de um programa, de uma ação, de melhorias, de um processo de inovação, da criação de algo, dentre outros.
– Participação: condição em que atuou nesta prática (criador, gestor principal, membro de equipe, entre outras formas de atuação)
– Contexto demográfico da prática: onde ocorreu e em que ambiente social, cultural, econômico, tecnológico, ecológico, entre outros ambientes.
– Objetivos da Prática
– Público atendido
– Metodologia utilizada (procedimentos e processos realizados)
– Competências demandadas (técnicas, gerenciais, humanas)
– Recursos utilizados
– Principais desafios e como foram superados
– Resultados obtidos (até o momento)
– Experiências obtidas: aprendizado que possa ser generalizado
– Conhecimento explícito decorrente: informações sobre a existência de registros na forma de relatórios, documentos, vídeos, CDs, links, folhetos entre outras mídias.
Edição do texto: em Word com extensão de arquivo (tipo .doc; .docx). Não serão aceitos textos em pdf, rtf ou outra extensão.
Autoria: a autoria não deve ser identificada no corpo do trabalho. A identificação deverá ser feita de acordo com o formulário abaixo. Este deverá ser preenchido, salvo em edição Word, em arquivo separado do artigo e ambos os arquivos deverão ser remetidos em único envio para o e-mail do track a que foi sumbetido (vide item 2 – Track para submissão dos trabalhos). O arquivo relato de prática deverá ser salvo como RELATO DE PRÁTICA e o arquivo da autoria como AUTORIA.
Nota: Cada autor poderá inscrever até 2 trabalhos nesta modalidade, seja na condição de autoria individual e/ou em parceira.
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA MODALIDADE: Relato de Práticas Título do artigo: Autoria: ( sobrenomes e nomes) Instituição de procedência do(s) autor(es): E-mail: Telefones de contatos do(s) autor(es): Track do artigo: |
2 – TRACK PARA A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
Track 1 – Sustentabilidade e Cultura Organizacional
Coordenadora: Profa.Isabella Francisca Gouveia Vasconcelos – Centro Universitário FEI –
ivasconcelos@yahoo.com
Neste track pretendemos estudar quais são as interfaces entre desenvolvimento sustentável e cultura organizacional, relacionando os valores da empresa às práticas de sustentabilidade da própria organização. Em que medida a criação de uma cultura sustentável ajuda a empresa a desenvolver práticas organizacionais realmente mais voltadas para a inovação?
Track 2 – Processos de Socialização na Empresa e seus Impactos nos Indivíduos e nos Grupos
Coordenador: Helio Arthur Irigaray- FGV-EBAPE – helio.irigaray@fgv.br
Enriquez, em sua obra “A Organização em Análise”, afirmou que não existe líder sem homem sedutor e repressor; nem relações de trabalho sem pessoas dominantes que têm o direito de pensar e exprimir sua palavra e, sem pessoas submissas, mantidas á distância de seus desejos e de suas palavras. Nesta área buscamos trabalhos que abordem os processos de socialização e relações interpessoais dentro das organizações, bem seus impactos no indivíduo e no grupo.
Track 3 – Gestão de pessoas e responsabilidade social interna das organizações
Coordenadoras – Dalila Alves Correa – dacorrea@unimep.br e Yeda Cirera Oswaldo – yoswaldo@unimep.br – UNIMEP
O interesse das organizações sobre causas sociais não pode recair apenas para a dimensão externa e se configurar somente como uma estratégia de gestão. Reconhece-se a existência de uma responsabilidade social que é intrínseca à organização, a qual deve se manifestar pelos investimentos voltados para a natureza do comportamento humano (ROBBINS, 2005); através de modelos de gestão de pessoas que considera os indivíduos atores políticos válidos, com potencial de desenvolvimento e de participação nas formulações e na execução das políticas estratégicas da organização (BRABET, 1993); bem como pelo interesse da promoção da saúde mental do trabalhador (CHANLAT, 2000) e de políticas capazes de assegurar elevados padrões de qualidade de vida no trabalho (ROSSO et al., 2008). O que a gestão de pessoas tem feito para este contexto?
Track 4 – Marketing e Sustentabilidade
Coordenadores: Antonio Carlos Giuliani – cgiuliani@unimep.br e Nadia Kassouf Pizzinatto – nkpizzinat@unimep.br – UNIMEP
Neste track aceitam-se trabalhos que tratem das interfaces de marketing, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
Track 5 – Estratégias Empresariais para a sustentabilidade
Coordenadora: Profa.Valéria Elias Rueda Spers – vrueda@unimep.br
Este track visa trabalhos que buscam responder questões do tipo: como as empresas estão pensando estrategicamente a questão da sustentabilidade quando o planejamento de riscos e de oportunidades não é mais suficiente? O que significa planejar estrategicamente para a sustentabilidade? Quais estratégias de negócios podem ser proativas na medida em que crescem as demandas decorrentes de maior consciência ambiental e de justiça social?
3 – IDIOMA DOS TRABALHOS: Língua portuguesa ou inglesa ou francesa
4 – TAXA DE INSCRIÇÃO
Estudantes: R$80,00
Demais participantes: R$120,00
5. PUBLICAÇÃO
Os melhores trabalhos serão publicados na Revista de Administração da UNIMEP — RAU, Qualis Capes B3.
Os melhores trabalhos na modalidade Relatos de Práticas serão publicados no Caderno Profissional de Administração do PPGA da UNIMEP.
Nota:
1. A UNIMEP – organizadora do evento reserva-se ao direito de realizar gravações de imagem e som das apresentações dos artigos, palestras e relatos de práticas decorrentes dos trabalhos selecionados.
2. o processo de inscrição será aberto no dia 22 de maio a partir de orientações prévias divulgadas no site do Transformare.
6. COMISSÃO ORGANIZADORA
Antonio Carlos Giuliani – UNIMEP – acgiuliani@unimep.br
Christiano França da Cunha – UNIMEP – chfcunha@unimep.br
Dalila Alves Corrêa – UNIMEP-dacorrea@unimep.br
Graziela Oste G Cremonezi – UNIMEP – gzograzian@unimep.br
Isabella Freitas Gouveia de G Vasconcelos – FEI-ivasconcelos@yahoo.com
Nádia Kassouf Pizzinatto – UNIMEP- nkpizzinat@unimep.br
Valeria Elias Rueda Spers – UNIMEP – vrueda@unimep.br
Yeda Oswaldo Cirera – UNIMEP – yoswaldo@unimep.br.