Roberto Carlos BERNARDES
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1998). Exerceu o cargo de Analista de Projetos Sr. da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados concebendo e coordenando diversas pesquisas no campo da inovação, difusão tecnológica e P&D. Foi consultor de diversas instituições de fomento e pesquisa econômica como a FINEP, IPEA, CEPAL, MCT, BNDES e FAPESP, entre outras. Professor do programa de pós-graduação em administração da Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros – FEI e Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Tem experiência na docência nas áreas de Administração e Economia como estratégia empresarial e gestão estratégica da inovação. As areas de pesquisa estão associadas ao campo temático da inovação, direcionada as seguintes especializações: economias baseadas em conhecimento, sistemas empresariais e institucionais de inovação e aprendizado, indústria aeroespacial, serviços baseados em conhecimento, estratégias de inovação e modelos de negócios sustentáveis, estratégias de desenvolvimento de produtos complexos, estratégias de gestão em regimes de inovação abertos e indicadores de inovação em paises emergentes. É autor do livro Embraer: Elos entre o Estado e Mercado, pela editora HUCITEC e co- autor dos livros: Inovação em Serviços Intensivos em Conhecimento, com Tales Andreassi, pela Editora Saraiva e Innovation Systems in the South: A Case study of Embraer in Brazil, editado pela UNCTAD, em co-autoria com Jose Eduardo Cassiolato e Helena Lastres.